quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Por que rotular ?

Você tem cara de que? Que impressão passa para as outras pessoas? Elas te vêem como você realmente é?

Complicado, porque, além da liberdade de idéias, opiniões e impressões, ainda existe o que as pessoas querem ver, na gente. O que elas desejam que sejamos.

Dizer que alguém parece ser assim ou assado, não acho nocivo. É natural que, ao conhecer uma pessoa, comecemos a traçar seu perfil, através da nossa percepção, e das informações que interpretamos, nela. O que me incomoda, é o hábito de sentenciar, que alguns tem, como se fossem os donos da verdade. Isso limita o ser humano, fecha a visão de quem faz, fere o alvo da "análise".

Crenças, como "Mulher bonita é burra", são irritantes. Muito.

Beleza é uma qualidade pertencente a um grupo (de qualidades). Inteligência, pertence a outro. Mas, o mais importante, é que ambas podem estar, e estão, dentro das pessoas, que são únicas, que tem muitas outras características, e que não podem ser reduzidas a esse ou àquele traço.

Acho triste essa visão simplista e egoísta, de mundo. Quem faz isso, costuma tentar usufruir das qualidades que, aos seus olhos, se destacam, nos outros. Tomar o todo, por uma só parte, é desrespeito.

Eu procuro ver as pessoas de forma ampla, completa, geral. É claro que algumas carcterísticas vão estabalecer nossas afinidades, mas é bom saber que há muito mais, já que cada um é um mundo.

Se houvesse uma campanha do tipo "Valorização do indivíduo completo", eu seria adepta, à ela.



Um comentário: